Te explicamos as diferenças entre fontes primárias e secundárias

Ao confeccionar seu mestrado, doutorado ou tese doctoral, você deve considerar a quantidade e a qualidade das fontes de informação, sejam elas primárias ou secundárias. Dessa forma, você terá a garantia de que seu escrito cumprirá com os parâmetros e o rigor científico exigidos no momento da avaliação.

Continue lendo este artigo se quiser saber quais são as diferenças entre fontes primárias e secundárias e qual é o critério de seleção de cada uma delas. Vamos lá!

Fontes primárias e secundárias: o que são?

Antes de começar a diferenciar entre fontes primárias e secundárias, é necessário compreender o que são as fontes de informação. Elas se definem como instrumentos que o pesquisador utiliza para aumentar o conhecimento em um campo de estudo específico. Portanto, o objetivo desses recursos é satisfazer uma necessidade de conhecimento.

Ao mesmo tempo, o objetivo das fontes de informação, sejam elas primárias ou secundárias, é facilitar a localização e detecção de documentos, arquivos, artigos que serão de grande utilidade para o campo acadêmico em questão.

Consequentemente, as fontes de informação podem fornecer dados mais ou menos confiáveis. Isso influenciará diretamente nos resultados obtidos na pesquisa. Em um mundo hiperconectado, onde a difusão de informações é cada vez mais massiva graças à Internet, é necessário saber diferenciar entre a informação útil e a que não é. Então, uma das tarefas do pesquisador será realizar um filtro que permita identificar as fontes verossímeis e pertinentes.

Considerando, então, que as fontes de informação podem ser de diferentes tipos e podem fornecer dados mais ou menos verídicos, é possível diferenciar entre fontes primárias e secundárias.

O que é uma fonte primária e o que é uma secundária?

Agora que você já sabe o que são fontes de informação, a seguir faremos uma descrição do que é uma fonte primária e do que é uma secundária. Preste atenção aos detalhes de cada uma para compreender melhor suas diferenças.

Fontes primárias

Em primeiro lugar, as fontes primárias são aquelas cuja informação é original, ou seja, cujo conteúdo não foi tratado ou analisado por um pesquisador ou pesquisadora e, portanto, permanece intacto.

Além disso, esse tipo de fonte consiste na coleta de dados por meio de questionários, entrevistas, pesquisas, fotografias, vídeos, entre outros. E servem para constatar uma hipótese que já foi previamente formulada.

Tipos de fontes primárias

Um exemplo de fonte primária pode ser a análise do comportamento do consumidor diante de uma nova bebida que se pretende lançar no mercado, pois não haveria informações já tratadas que nos permitissem conhecer seu comportamento. Nesse caso, seria necessário recorrer, por exemplo, ao uso de pesquisas para saber como uma amostra específica reage a esse produto e obter informações suficientes para sustentar as conclusões alcançadas.

Ao mesmo tempo, a possível publicação do relatório sobre os resultados obtidos poderia ser usada por outro pesquisador que pretendesse analisar os consumidores de bebidas em um mercado, junto com outras informações disponíveis.

Fontes secundárias

Vamos agora ver as fontes secundárias, que são uma ampliação dos resultados concretos fornecidos pelas fontes primárias. Ou seja, gera-se um conteúdo a partir da extração de informações de um recurso primário. Além disso, podem ser identificadas porque não têm como objetivo principal oferecer informação, mas indicar quais recursos podem fornecê-la.

Em termos gerais, os documentos secundários geralmente remetem aos primários.

Tipos de fontes secundárias

Entre as fontes secundárias estão artigos de revistas, resenhas, biografias, resumos de trabalhos científicos, reportagens, etc.

Os jornalistas costumam desenvolver e elaborar esse tipo de fonte. Isso se deve ao fato de que eles não dispõem de tempo nem de recursos para elaborar uma fonte primária. Portanto, utilizam-nas como base para elaborar notícias ou reportagens.

Por exemplo, quando se redige uma notícia sobre o possível resultado das eleições presidenciais, recorre-se às pesquisas realizadas previamente por uma empresa de análise. É por isso que sempre se faz referência ao estudo original:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Indrax, 56% dos participantes têm intenção de votar no partido X.

Precisa de ajuda na busca de referências ou na redação?

Na TesesMestradoeDoutorados, sabemos melhor do que ninguém que um projeto de pesquisa é um trabalho árduo, estressante e que demanda muito tempo do estudante. Ao mesmo tempo, você deve suportar a pressão social que exige obter o título o mais rápido possível. Mas não é fácil, coordenar a vida acadêmica, com a vida profissional e pessoal.

Por isso, temos uma solução para você. Contamos com um excelente grupo de trabalho, cuja principal preocupação é que você alcance o sucesso acadêmico. Nossos profissionais são formados em diversas áreas de estudo e se especializam na redação acadêmica. Portanto, podemos ajudá-lo em qualquer etapa da confecção do seu trabalho acadêmico.

Seja que você precise de ajuda para escolher o tema de pesquisa, selecionar a metodologia do projeto ou processar os dados obtidos das ferramentas de pesquisa, nós podemos ajudá-lo.

Além disso, graças ao Turnitin, garantimos um documento 100% original e livre de plágio.

Solicite seu orçamento sem compromisso!

Basta nos enviar um WhatsApp ou preencher o formulário que se encontra a seguir. Nossos assessores acadêmicos entrarão em contato com você o mais rápido possível, dispostos a responder a qualquer uma de suas perguntas. Além disso, confeccionarão um orçamento de acordo com suas necessidades e exigências.

Não perca mais tempo, não há nada melhor do que um mestrado que se faz sozinho. Com a nossa ajuda, isso é possível. Entre em contato conosco!

Contato
A nossa mentalidade de qualidade, o tempo de resposta mais rápido, preços acessíveis e serviços fiáveis distinguem-nos dos outros.

Contato info@tesesmestradosedoutorados.com

ou chame-nos +351 916144044
Obter um Orçamento