Você sabe o que é e para que serve o Google Acadêmico? Pode ser que você esteja no último ano de graduação ou mestrado e precise realizar o trabalho final. Se for esse o caso, você precisa ler este artigo, pois vamos explicar como essa ferramenta pode te ajudar. Você conseguirá um Doutorado de qualidade e passará na primeira tentativa. Não perca os detalhes do Google Acadêmico!
O Google Acadêmico é o mecanismo de busca do Google especializado em trabalhos acadêmicos. Foi estabelecido em 2004 e é o que você deve usar se estiver na universidade ou trabalhando com conteúdo acadêmico.
Nesse mecanismo de busca, são encontrados apenas artigos publicados em revistas, teses, livros, patentes e documentos relacionados a reuniões com validade científica e acadêmica. Portanto, é a fonte de informação mais adequada para ser incluída como referência em qualquer documento academicamente válido, ou seja, em pesquisas como Doutorados.
O Google Acadêmico é melhor do que o buscador do Google porque ele retorna apenas resultados de revistas acadêmicas e outras publicações semelhantes relacionadas ao conteúdo universitário. Isso significa que os resultados são mais precisos e confiáveis do que os dos mecanismos de busca comuns.
Também é melhor do que a Busca do Google porque ajuda você a encontrar conteúdo de qualidade de maneira mais rápida e eficiente. O Google Acadêmico analisa e apresenta artigos, livros, resumos, patentes e outras fontes de informação acadêmica. É excelente se você está procurando dados detalhados sobre o tema do seu Doutorado.
O Google Acadêmico também fornece ferramentas de análise de citações que podem ajudar você a rastrear com que frequência outros pesquisadores mencionam um trabalho, o que dá boas pistas sobre sua relevância.
Ao usar o Google Acadêmico para buscar informações, você verá resultados de diferentes tipos de fontes, com destaque para livros e revistas revisadas. Você também encontrará publicações de sociedades científicas e órgãos governamentais, atas de congressos, artigos de notícias de publicações acadêmicas como ScienceNews ou Nature News, etc.
O Google Acadêmico também utiliza um sistema de classificação chamado "ScholarRank", que ajuda a determinar quais resultados são mais relevantes do que outros, observando com que frequência são citados na literatura acadêmica (ou seja, quantas vezes outros pesquisadores os citam). Isso significa que quando você encontra algo interessante nos resultados da sua pesquisa, pode ser porque foi escrito por alguém com muita experiência no assunto em questão ou porque outras pessoas já o consideraram útil.
Para que você tenha uma ideia de como usar o Google Acadêmico, vamos mostrar em detalhes. Você verá vários elementos sugeridos na visualização. São os seguintes:
Após isso, você poderá ver uma prévia do conteúdo do artigo. Aparecerão uma série de botões e opções que você pode utilizar, dependendo da pesquisa que deseja realizar.
Um botão que você certamente usará muito para completar seu trabalho universitário é o "Citar". Ao clicar nele, abrirá uma janela pop-up com os formatos de citação do artigo selecionado, como APA, ISO 690 e MLA.
Se você tiver mais dúvidas sobre como usar essa ferramenta, podemos ajudar:
Se você precisa aprender a gerenciar sua biblioteca, que serve para salvar todos os artigos que lhe interessam, aqui estão algumas dicas:
Vamos fornecer outras plataformas onde você pode realizar o mesmo trabalho que no Google Acadêmico:
Microsoft Academic Graph: essa ferramenta oferece acesso a milhões de publicações acadêmicas de todo o mundo, incluindo livros, atas de conferências e artigos em revistas revisadas. Você pode usá-lo para encontrar citações, artigos relacionados e mais. Também oferece fácil acesso a mais de 450 milhões de artigos acadêmicos de várias editoras ao redor do mundo.
Scopus: esse banco de dados abrange quase 14 milhões de registros de mais de 5000 editoras em todo o mundo. Ele inclui informações sobre artigos de revistas, livros e atas de conferências de aproximadamente 4000 editoras internacionais. O Scopus também fornece links para mais de 1 milhão de resumos e mais de 7 milhões de citações indexadas de outras bases de dados, como o PubMed Central (PMC).
JSTOR: um arquivo eletrônico de revistas e livros acadêmicos que remonta ao início do século XX.
PubMed (National Library of Medicine): um banco de dados de busca de literatura biomédica disponível por meio do PubMed Central (PMC).
Para Tese de Doutorado, você pode usar as funções e ferramentas disponíveis neste mecanismo de busca:
Em resumo, o dado básico a ser observado é a etiqueta. Ela aparece ao lado do título de cada artigo, à direita e entre colchetes [ ]. Sua função é definir o formato do documento. Por exemplo, se você quiser baixá-lo para o seu computador. Nesse caso, verifique se está indicado como "PDF". Caso não esteja, o artigo estará em formato HTML, no site de onde ele provém. Junto a essa etiqueta, também é incluída a página original que contém o artigo ou arquivo.
Se o Google Acadêmico não for suficiente para ajudá-lo a realizar o trabalho que você precisa, conte com nossa equipe profissional de redação de Doutorados em qualquer área acadêmica.
No Tesesmestradosedoutorados.com, faremos tudo por você e você terá um trabalho de sucesso. Entre em contato conosco da maneira que preferir, e nossos consultores entrarão em contato para fornecer um orçamento personalizado e sem compromisso adaptado às suas necessidades.