Os exames estão se aproximando e os nervos podem ser traiçoeiros. Contamos como essas simples regras mnemotécnicas podem te ajudar a superar aquela prova que te deu tanto dor de cabeça. Estudar não é algo que, em geral, seja muito divertido. Principalmente quando toca fazer isso no verão, quando está calor, muitos estão de férias e nossas mentes (e amigos) estão na praia ou na piscina. Mas alguns, infelizmente, temos que fazer isso se quisermos passar nos exames pendentes.
Para que o estudo seja um pouco mais suportável e, principalmente, mais eficaz, existem várias regras de memorização que tornarão a tarefa muito mais fácil. Embora seja verdade que algumas matérias não se prestam à memorização literal, mas sim à compreensão e desenvolvimento, sempre será necessário reter alguma data, fórmula, nome ou lista de conceitos que te resistem. Para superá-los, esses truques simples permitirão lembrar até a senha do wifi:
É ideal quando você precisa memorizar um número muito longo, e o truque é o seguinte:
Troque cada número por uma palavra que tenha o mesmo número de letras que o número. Por exemplo, se você tem que memorizar 1942, procure palavras relacionadas que tenham 1, 9, 4 e 2 letras. Quanto maior o comprimento da palavra, mais eficaz é a técnica.
Para memorizar esse número, basta lembrar desta frase: “Y Anastasia tomou chá”. A primeira palavra tem 1 letra (Y), a segunda tem 9 (Anastasia), a terceira 4 (tomou) e a quarta 2 (chá). Se você lembrar da frase, obterá o número automaticamente.
Este método não é útil apenas para memorizar números, mas também para lembrar de datas ou sequências que se repetem nas provas. Um truque é buscar o maior número de palavras relacionadas com o que você precisa memorizar, assim se torna um jogo que ativa mais sua memória. Um exemplo claro seria para lembrar fórmulas químicas ou datas históricas importantes, como o descobrimento da América, utilizando palavras associadas aos números, como no caso de 1492 = LAPZ (LA PAZ).
Outra regra que pode ser útil para lembrar datas é relacionar cada cifra com uma palavra a partir da semelhança que o número tem com uma letra.
Vamos usar o mesmo número da regra anterior, 1492.
O 1 se parece com o L, o 4 com o A, o 9 com o P e o 2 com o Z, assim, ao trocar as letras pelos números, obtemos LAPZ. Quando você quiser lembrar em que ano foi o descobrimento da América, será mais fácil lembrar de LAPZ (que você pode associar a LA PAZ) do que 1492. Você faz a troca para números, e pronto!
Essa regra é útil quando você está memorizando listas ou sequências longas. Você pode aplicar essa técnica a qualquer conjunto de dados, como os planetas do sistema solar ou as províncias de uma comunidade autônoma, como Castilla-La Mancha, utilizando as iniciais de cada nome para formar uma palavra ou frase fácil de lembrar.
Consiste em pegar a primeira letra de cada uma das palavras de uma lista ou conceitos e construir uma frase simples com elas.
Por exemplo, imagine que você tem que memorizar todas as ilhas que formam o Arquipélago Canário:
Gran Canaria, Tenerife, Lanzarote, La Gomera, Fuerteventura, La Palma e El Hierro.
Agora, vamos formar uma frase coerente com a primeira letra de cada ilha (sem incluir o artigo):
Cada Tomate Luce Gordo Se La Fruta Parece Hueca.
Se você usar palavras engraçadas ou chocantes, será mais fácil de lembrar e, ao lembrar da frase completa, você garante que não esqueceu nenhuma.
Além das ilhas, este método pode ser aplicado a listas de conceitos, nomes ou fórmulas. Por exemplo, para lembrar as cores do arco-íris, você pode formar a frase "Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo, Violeta" com as primeiras letras de cada cor. A chave é fazê-lo de uma maneira que te seja engraçada, absurda ou chocante, já que o "inusitado" costuma ser mais fácil de lembrar.
Este truque não só te ajuda a memorizar números ou palavras, mas também serve para melhorar a memória. Consiste em inventar uma história que contenha a informação que você quer memorizar, lembre-se de que para o cérebro é mais fácil lembrar de uma fábula do que de uma sequência entediante de números.
Agora, imagine que você precisa lembrar o número do wifi (14 caracteres entre números e letras):
SA89DYD6SCTX6D
“Saem Andando 8 de 9 Duendes E Donzelas com 6 Sacos de Cristal de Turrão de Xixona para 6 Dias”
Será muito mais fácil lembrar essa história do que o número específico.
A técnica da história criativa é muito útil para memorizar datas ou conceitos complexos. Por exemplo, se você precisar lembrar que a Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914-1918, poderia criar uma história com personagens, números e eventos, fazendo com que esses números e fatos se "relacionem" entre si, gerando uma narrativa que te seja mais fácil de lembrar. Quanto mais criativa for a história, melhor será a retenção.
É um método amplamente utilizado que consiste em relacionar lugares com coisas. Imagine a rua onde você mora… Agora, suponha que você tenha que memorizar a ordem dos planetas no sistema solar.
Se você partir do princípio de que sua casa é O SOL, pode associar os 9 planetas aos locais que você passa até chegar em sua casa, dependendo da proximidade em relação ao centro (que, nesse caso, é sua casa). Por exemplo, se ao sair de sua casa, o primeiro lugar que você encontra é a administração de loteria, esse será Mercúrio (que é o planeta mais próximo do Sol). Passando pela administração, você encontra a frutaria, que será Vênus (o planeta seguinte em distância), a lavanderia é Terra e assim por diante até você chegar em Plutão, que será o local mais distante de sua casa.
O método LOCI é especialmente eficaz quando você precisa lembrar sequências ou listas de dados. Também pode ser usado para memorizar processos complexos ou informações ordenadas, como os elementos da tabela periódica ou a estrutura de uma obra literária, associando cada elemento a um lugar ou cômodo em seu trajeto.
Repetição e prática constante: As regras mnemotécnicas não são uma solução mágica, mas quando praticadas regularmente, você perceberá como sua memória melhora. Faça exercícios diários usando essas técnicas, não apenas para os estudos, mas também no seu dia a dia.
Imagens mentais: Tente criar imagens vívidas em sua mente que representem as palavras ou conceitos que você está memorizando. A visualização é uma ferramenta poderosa na mnemotécnica.
Seja criativo e jogue com os dados: Quanto mais estranha ou extravagante for a associação, mais fácil será lembrar. A criatividade nas histórias, frases ou imagens que você usar ajudará a fazer conexões mais fortes.
E se você não souber por onde começar o seu TFG, TFM ou Tese de doutorado, lembre-se de que Teses, Mestrados e Doutorados oferece a possibilidade de guiá-lo passo a passo na elaboração de seu projeto acadêmico e apresentação para que entregue um Trabalho Final com a melhor qualidade e pontualidade.
Peça seu orçamento sem compromisso e com total confidencialidade.