Dedicaste muitas horas e muito esforço para que o teu trabalho fica-se impecável e já começas a ver a luz ao fim do túnel.O momento tao esperado de acabar a Tese já chegou, mas, antes deves ter em contas certos aspetos que são muito importantes para terminares o teu trabalho com êxito e de acordo com as Normas APA, assim que deixamos á tua disposição estes 5 passos finais que te ajudarão a brilhar com luz própria.
As Normas da APA são as normas de referenciação bibliográfica da Associação Americana de Psicologia. A normalização é um conjunto de regras e procedimentos de carácter bibliográfico que conferem rigor científico ao texto académico. Ou seja, são o estilo de organização e apresentação mais usado. Estas encontram-se publicadas num manual que permite ter ao alcance as formas em que se deve apresentar um artigo científico ou académico.
As Normas da APA estabelecem umas regras simples para o formato dos trabalhos académicos:
– Tipo e tamanho de letra preferido: Times New Roman tamanho 12. Neste aspeto as Normas APA recomendam este tipo de letra da família “serif” para o corpo do trabalho porque facilita a legibilidade e as tipografias “sans serif” nas figuras. Deves evitar tipos de letra compactos.
– O espaçamento entre linhas deve ser no dobro em todo o texto, isto inclui notas de rodapé, notificações, listas de referência. O espaço simples ou de 1,5 só deverá ser usado para tabelas e figuras.
– Os caracteres especiais como os diacríticos, letras acentuadas, símbolos matemáticos letras gregas, devem fazer-se com as funções do teu processador de texto, como por exemplo, o Word. Isto ajudará a dar uniformidade ao texto.
. O tipo de alinhamento deverá ser á esquerda. As Normas APA recomendam não fazer linhas de mais de 16.51 cm, mas como é difícil fazer uma medição de cada linha, podes evitar cortar palavras com traços.
– As margens devem ser todas uniformes. A recomendação é de 2.54 cm.
Nota: Algumas universidades e instituições estabelecem normas diferentes para a apresentação de Teses, por exemplo, um espaçamento entre linhas ou margens de diferentes medidas. Se esse é o teu caso deves combinar essas disposições com as Normas APA.
Ainda que as Normas APA não especifiquem o uso de páginas preliminares, estas são muito comuns nos Trabalhos Académicos. A capa, a prova de aprovação do tutor, dedicatória, agradecimentos e o índice. O estilo APA contempla a nota do autor, a qual se deve colocar logo na capa antes do resumo. Essa é, precisamente, a localização que deves usar para as preliminares das tuas Teses e pela ordem mencionada e se não há nenhuma disposição especifica da tua Universidade ou Instituto em relação a essas páginas deves seguir o formato APA para a sua apresentação. Não deves numerar as páginas, a menos que tenhas indicação de isso, mas deves sim considera-las para a paginação final das tuas Teses.
Ao tratar-se de um Trabalho Académico, é dizer, uma investigação académica, então o título deve estar construído de maneira em que na sua leitura, se entenda o objetivo da investigação. Evita títulos pretensiosos, o importante aqui é a precisão. Não utilizes nem abreviaturas nem redundâncias. Segundo as Normas APA, deves ser conciso, não utilizar mais de 12 palavras e centrar o título na página.
Rediz uma breve síntese que ofereça uma visão panorâmica do conteúdo do teu trabalho. Deves expor de forma curta e clara o tema desenvolvido, a metodologia utilizada, resultados e conclusões. Deves ser descritivo, mas não avaliativo. As opiniões, analises e juízos deixa-os para o corpo da investigação. A tua finalidade é oferecer uma ideia geral que permita ao leitor identificar o alcance e delimitações do teu trabalho. Tem em conta as seguintes considerações das Normas APA:
– Não excedas o limite de palavras de 150 a 250.
-Escreve o resumo em um único paragrafo.
– Deve estar numa página nova, imediatamente a seguir ás páginas preliminares. A numeração começa com o resumo em números árabes.
– Usa a voz ativa e verbos.
– Coloca a palavra “RESUMO” no cabeçalho e centrado.
Os processadores de texto como o Word têm a ferramenta de correção ortográfica, que apesar de ser útil, sozinha não é suficiente para garantir uma redação adequada. Lê com cuidado uma e outra vez o teu trabalho seguro(a), e se for possível, pede a outra pessoa para revisá-lo para minimizar a presença de erros ortográficos ou de sintaxe que possam ter passado.